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15 de set. de 2010

Responsabilidade Social Empresarial


Muito tem se falado a respeito do termo Responsabilidade Social Empresarial - RSE, principalmente nas últimas duas décadas, em decorrência do grande avanço tecnológico dos meios de comunicação e da grande relevância do assunto na atualidade. Este é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque nas empresas e também na sociedade em que elas são estabelecidas. Mas afinal, o que RSE significa?
Desde a origem do termo Responsabilidade Social Empresarial - RSE nos EUA e Europa em 1950, vem ganhando vulto a discussão sobre qual seria o papel e responsabilidade das empresas na sociedade. Não basta mais que a empresa, ao se estabelecer numa localidade, gere empregos, renda, movimente a economia local, cumpra a legislação e pague seus impostos. Isto se tornou o mínimo que se espera de qualquer empreendimento da iniciativa privada. Com a gigantesca transformação assistida no meio empresarial, em decorrência dos avanços tecnológicos, utilização de máquinas moderníssimas e novos métodos e processos de produção e gestão, fazendo com que as empresas produzam em larga escala, tenham um alcance global e sejam hoje um grande centro de poder e influência, suas interferências e impactos na sociedade não podem ser desconsiderados.
Sendo assim, além de gerar o lucro, o que se espera é que a empresa cumpra o seu papel na sociedade, contribuindo de maneira ética nesta e atuando voluntariamente em diversas iniciativas e projetos sociais, como por exemplo, parcerias com entidades filantrópicas e com governos, em projetos de educação ambiental em escolas, preservação ambiental, reciclagem, desenvolvimento da economia local, etc. Também se espera que a empresa contribua com a melhoria da qualidade de vida de seus empregados, fornecendo a eles benefícios e concessões que vão além do que determina a legislação, mas viabilizem a sua segurança, o seu desenvolvimento e realização. Enfim, esperasse que as empresas tenham uma postura mais ativa com a sociedade.
Evidentemente, empresas de ponta já entenderam esta expectativa e já incluíram em sua gestão a questão social. Num mercado cada vez mais competitivo, onde o preço e qualidade são necessários, mas não mais suficientes, certamente estará à frente aquelas empresas que se destacarem também em suas ações sociais. E quando se fala em responsabilidade social, devemos entender responsabilidade socioambiental, pois os termos sociais e ambientais são indissociáveis.
Portanto, podemos entender que Responsabilidade Social Empresarial - RSE significa a incorporação da dimensão socioambiental ao processo de gestão da empresa, onde, para a sua efetividade, a empresa busca conhecer quem seriam as partes diretamente e indiretamente envolvidas com a empresa e quais seriam suas necessidades e interesses (partes interessadas), para então se proceder ao desenvolvimento de uma política de responsabilidade social que também esteja alinhada aos interesses e objetivos da empresa nesta questão. As empresas precisam entender que iniciativas isoladas, não sistemáticas e não consistentes, não configuram uma efetiva gestão socioambiental, mas somente um “marketing social” desconexo da gestão empresarial e muitas das vezes com resultados insatisfatórios. Para um resultado efetivo, a dimensão socioambiental precisa efetivamente fazer parte da gestão empresarial e ter o apoio da alta direção.
Existem ferramentas e entidades que podem ajudar a empresa no entendimento e incorporação da dimensão socioambiental em seus negócios. O instituto Ethos (http://www.ethos.org.br/) é referencia no Brasil para este assunto. Além disso, também estão disponíveis normas que fornecem diretrizes para um sistema de gestão da responsabilidade social, como é o caso das normas SA 8000 e da brasileira NBR 16001. Também está prevista a norma internacional ISO 26000, com lançamento esperado ainda em 2010.
Embora não seja um caminho fácil, é o caminho que a sociedade espera e precisa. Cabem as empresas tomarem esta decisão e se engajarem no processo de adoção da Responsabilidade Social Empresarial na gestão de seus negócios.

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